Secretaria Municipal de
Educação SEME, envia funcionário para curso voltado ao Atendimento
Educacional Especializado – AEE em Cruzeiro do Sul, no período de 18 de
setembro a 6 de outubro, com o TEMA:
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA – (Primeiro
uso da palavra e evolução dos estudos) com uma carga horária de 80h. Curso
oferecido pela Instituição Núcleo
de Apoio Pedagógico à Inclusão – NAPI.
Conteúdos trabalhados:
Ø Histórico
do Surgimento do Autismo;
Ø Conhecendo
o Transtorno Espectro Autista – TEA;
Ø Lei
12.764/12 e 2976/15;
Ø Estratégia
Pedagógica – Noções de Habilidades básicas para pessoas com Autismo;
Ø Recursos
Pedagógicos.
O
coordenador municipal da Educação Inclusiva de Tarauacá Aurimar Marques dos
Santos, ainda realizou visitas às escolas Municipais de Cruzeiro do Sul – Acre
e Escola da Cidade de Guajará do Estado do Amazonas, nas quais é oferecido
atendimento educacional especializado (sala de recursos multifuncional) para
uma troca de experiência no tocando a educação inclusiva um direito de todos.
Ainda participou de 2 seminário do dia Nacional do Surdo.
Visita a Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro
do Sul – SEMED
Seminário dia do Surdo na cidade de Mancio Lima
Formação de grupos de estudos:
para incentivar a troca de ideias e o compartilhamento de saberes, organizamos
grupos de estudos com os experientes e os iniciantes que atuavam no AEE.
Tematização de boas práticas:
tematizamos situações didáticas aplicadas em sala de aula por um professor.
Buscar ideias na prática do outro com base na análise de aulas documentadas em
vídeo é um importante instrumento de reflexão para quem está começando.
Planejamento em parceria:
alguns trabalhos e atividades podem ser planejados em parceria, em que os
docentes poderão compartilhar dúvidas, ideias e dificuldades. Potencializa suas
habilidades e permite a ampliação dos conhecimentos.
Observação
na sala de aula: após um planejamento coletivo, o iniciante
pode atuar como observador da atuação de um parceiro experiente para criar
referências.
Banco de
experiências: com base em uma documentação
organizada de boas práticas, elaborada pelo coordenador ou até por um
professor, o iniciante poderá ter boas referências de planejamento, projetos
realizados e formas de avaliação que servirão como apoio neste momento que
passa a educação inclusiva.
Visita a Escola José Elno – Cidade
de Guajará (cadeirante –DI – DF)
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