Muitas discussões giram em torno da necessidade de aperfeiçoar as instâncias educacionais do Brasil e do estado, no intuído de se chegar à mudança do cenário atual, concentrado no crescimento da violência e busca de soluções.
Professora Creuza Bezerra/Foto: Arquivo Pessoal
A professora da educação infantil, Creuza Bezerra, que forma crianças do Colégio Batista Betel de Rio Branco, em entrevista à ContilNet na manhã desta terça-feira (31), abordou a importância da formação nas primeiras fases do desenvolvimento de um indivíduo, desafios presentes e possíveis caminhos para a chegada de um país no estado de desenvolvimento equilibrado, como considerou.
“Acredito na educação e confio no potencial das crianças de hoje. Por isso, eu educo e cresço diariamente”, destacou.
Bezerra é professora no Colégio Batista Betel há mais de 5 anos, onde considera ser um espaço favorável para um bom desenvolvimento.
“O Colégio Batista Betel se destaca na busca por uma educação de qualidade. Procuramos favorecer um desenvolvimento integral da criança, em suas diferentes dimensões. Permitimos o conhecimento, a criatividade e contato com o lúdico. Local de criança é aqui”, enfatizou.
Confira a entrevista na íntegra:
•Considera-se atualmente que a educação é maior “arma” contra a criminalidade, o atraso e recurso para o desenvolvimento. Como educador o que você acredita?
Eu acredito que educação faz parte dessa busca, para diminuir a criminalidade, sim, mas dependente muito da formação da família nesse processo, que contribui de forma significativa na vida dessas crianças. A formação institucional é um complemento, que agrega conhecimento, principalmente. Mas, levando em consideração o papel do professor e da escola, junto ao interesse do aluno, a educação pode mudar o mundo. Acredito na educação e confio no potencial das crianças de hoje. Por isso, eu educo e cresço diariamente.
•Como é exercer a profissão de educadora e preparar crianças para o futuro?
É gratificante saber que estamos preparando futuros profissionais, que podemos crescer junto com eles e que futuramente estarão no mercado de trabalho, na busca por serem pessoas de bem, de caráter e com reconhecimento.
• Quais são as principais dificuldades enfrentadas na sala de aula pelo aluno e pelo educador?
No que se refere às dificuldades maiores enfrentadas atualmente no campo educacional, pelo professor e pelo aluno, trago aqui o acompanhamento familiar, necessário para a formação do estudante em diversos aspectos e da confirmação da escola, como caminho para o fim necessário. É difícil, às vezes, inserir a família nesse meio.
•Mesmo sabendo das condições que estão no em torno da carreira do educador, o que você pode resgatar de positivo nesse processo?
A satisfação de poder ser reconhecida como contribuinte, não de números, mas na qualidade de vida das pessoas. O professor precisa se abraçar com os aspectos positivos de educar. É uma escolha dele e, por isso, também traz mais benefícios. É sabermos que podemos formar pessoas de bem.
• O que você considera parte de uma educação de qualidade?
Respeito, responsabilidade pelo que fazemos e seriedade no que estamos aplicando.
•A escola é lugar de formação integral da criança?
Á escola deve garantir o desenvolvimento em todas as suas dimensões, intelectual, física, emocional, social e cultural. É constituir como projeto coletivo, compartilhado com crianças, jovens, família e educadores.
•Concluindo. Faça apontamentos a respeito do que você considera importante considerar no ambiente educacional.
A ambiente escola deve proporcional harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos que fazem parte da instituição escolar, de forma direta ou indireta, mas para todo o corpo de funcionários e, de certa forma, até para o meio social que é impactado por isso.
Creuza é graduada em Pedagogia e tem experiências nas áreas de Atendimento Administrativo, Educação Ambiental e Formação do Próprio Negócio.
Colégio Batista Betel
O Colégio Batista Betel fica localizado na Av. Durval Camilo, 1723 – Canaã. Rio Branco Acre 69.900-970 Brasil. Com o lema “Educação de qualidade ao seu alcance”, o colégio visa, sobretudo, educar baseado nos princípios éticos e familiares.
Atendendo crianças pré 1 até o quinto ano do ensino fundamental, o colégio já se mostra como uma opção de qualidade para os pais de alunos.
“Nosso objetivo é levar uma educação de qualidade. Não é de nosso objetivo, por exemplo, educar religiosamente. Temos que ser laicos, no sentido de influenciar um aluno a seguir uma religião. Trabalhamos a religião no sentido de ensinar o aluno o valor da família, do amor, do respeito ao próximo. Mostramos as religiões para que eles conheçam e que, hoje, eles a usem para assimilar valores como respeito, obediência aos pais, disciplina e a boa convivência com os colegas”, conta Queule Paula, coordenadora pedagógica.
Colégio Batista Betel recebe crianças à partir do pré 1/Foto: reprodução
Você pode obter mais informações através do e-mail: ftbb@ftbb.org e dos telefones: (68) 3224-2524, (68) 9984-2793 e 9984-2790.
Nenhum comentário:
Postar um comentário