outubro 12, 2017

Curso: Autismo – Universo Particular

Secretaria Municipal de Educação SEME, envia funcionário para curso voltado ao Atendimento Educacional Especializado – AEE em Cruzeiro do Sul, no período de 18 de setembro a 6 de outubro, com o TEMA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA – (Primeiro uso da palavra e evolução dos estudos) com uma carga horária de 80h. Curso oferecido pela Instituição Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão – NAPI.
Conteúdos trabalhados:
Ø  Histórico do Surgimento do Autismo;
Ø  Conhecendo o Transtorno Espectro Autista – TEA;
Ø  Lei 12.764/12 e 2976/15;
Ø  Estratégia Pedagógica – Noções de Habilidades básicas para pessoas com Autismo;
Ø  Recursos Pedagógicos.
      O coordenador municipal da Educação Inclusiva de Tarauacá Aurimar Marques dos Santos, ainda realizou visitas às escolas Municipais de Cruzeiro do Sul – Acre e Escola da Cidade de Guajará do Estado do Amazonas, nas quais é oferecido atendimento educacional especializado (sala de recursos multifuncional) para uma troca de experiência no tocando a educação inclusiva um direito de todos. Ainda participou de 2 seminário do dia Nacional do Surdo.
            Visita a Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul – SEMED                
Seminário dia do Surdo na cidade de  Mancio Lima
Formação de grupos de estudos: para incentivar a troca de ideias e o compartilhamento de saberes, organizamos grupos de estudos com os experientes e os iniciantes que atuavam no AEE.
Tematização de boas práticas: tematizamos situações didáticas aplicadas em sala de aula por um professor. Buscar ideias na prática do outro com base na análise de aulas documentadas em vídeo é um importante instrumento de reflexão para quem está começando.

Planejamento em parceria: alguns trabalhos e atividades podem ser planejados em parceria, em que os docentes poderão compartilhar dúvidas, ideias e dificuldades. Potencializa suas habilidades e permite a ampliação dos conhecimentos.
Observação na sala de aula: após um planejamento coletivo, o iniciante pode atuar como observador da atuação de um parceiro experiente para criar referências.
Banco de experiências:  com base em uma documentação organizada de boas práticas, elaborada pelo coordenador ou até por um professor, o iniciante poderá ter boas referências de planejamento, projetos realizados e formas de avaliação que servirão como apoio neste momento que passa a educação inclusiva.

Visita a Escola José Elno – Cidade de Guajará (cadeirante –DI – DF)

PREFEITA QUE ADMINISTRA UMA “PANELA DE PRESSÃO” DESABAFA: “SE NÃO TER CALMA A GENTE PIRA AQUI”


A prefeita Marilete Vitorino (PSD) vistoria obras na companhia do assessor de imprensa, Gilson Amorim: a cara da cidade ela já mudou

Escalada pela população do município de Tarauacá, 408 km distante de Rio Branco, para recuperar a cidade e, por conseguinte, a auto-estima dos moradores, a advogada Marilete Vitorino Siqueira é a prefeita do Acre mais imprensada dentre os alcaides das 22 cidades. Ela administra uma espécie de “panela de pressão”, porque seu município é, disparado, o mais politizado do Estado. Do vendedor ambulante às principais autoridades, inclusive as eclesiásticas, todo mundo respira política e tem um pitaco a dar. “A pressão é intensa, mas tenho que ter calma senão a gente pira”, diz ela, numa tranqüilidade digna de uma xícara de chá de cidreira. Aos dez meses à frente da prefeitura de Tarauacá, Marilete Vitorino, do PSD, partido do senador Sérgio Petecão, parece ter pano para as mangas para terminar o mandato e cumprir o que prometeu. Ela ainda tem pulso para administrar outra bala de nitroglicerina, a Amac, Associação dos Municípios do Acre, da qual é presidente. Veja o que ela diz em breve entrevista ao Blog:

Blog – A senhora vai segurar tanta pressão? Vejo que as pessoas aqui cobram a prefeitura com muita intensidade.

Prefeita Marilete Vitorino – Tenho que suportar, senão a gente pira. Eu quis esse desafio, então vamos cumprir nossa missão. Sou advogada, tenho costume com muita adrenalina.

Blog – Como a prefeitura tem respondido aos críticos?

Prefeita Marilete Vitorino – Essa pergunta é sempre boa porque me dá oportunidade de mostrar o que já fiz em dez meses. Vamos andar na cidade para você vê. Recuperamos as ruas, entregamos o mercado do peixe para a colônia de pescadores, recuperamos o estádio Nabor Júnior e devolvemos para a liga de desportos, inauguramos um posto de saúde no Corcovado, recuperamos ramais vicinais, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Enfim, temos tido trabalho para recuperar nossa cidade, que foi nos entregue acabada. Ah, e tem o Festival do Abacaxi, que nossa gestão resgatou. Foi a maior festa de todos os tempos esse ano. Na área de saúde temos uma novidade: o tele-saúde, capaz de diagnosticar doenças do coração aqui mesmo em Tarauacá. Sem contar a atenção às mulheres na luta contra o câncer. Estabelecemos rapidez no atendimento ao menor sinal de suspeita da doença.

Blog – Então, apesar da pressão a senhora tem dado conta do recado?

Prefeita Marilete Vitorino – Claro, graças a Deus. Mesmo tendo que pagar 1,9 milhão de dívidas da gestão passada, já conseguimos muita coisa. Pior é que parte desse dinheiro, às vezes, já vem sequestrado, no dia do FPM. Mais são desafios que temos encarar. E eu vou encarar para ajudar a melhorar a vida dos tarauacaenses. Essa é a missão que recebi da população e vou cumpri-la.

Fonte : Blog do Evandro Cordeiro

Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá

ABACAXI GIGANTE' DE TARAUACÁ CHEGA ÀS MÃOS DO MINISTRO DO TURISMO MARX BELTRÃO


Ministro Marx Beltrão

O 'Abacaxi Gigante' de Tarauacá chegou às mãos do Ministro do Turismo Marx Beltrão em Brasília causando furor no ministério pelo seu tamanho nunca antes visto na Capital Federal. A chegada do fruto à Brasília foi uma iniciativa de uma parte da Bancada Federal do Acre capitaneada pelos Senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão que era composta também pela Deputada Federal Jéssica Sales e o Deputado Federal Major Rocha. 

O intuito é promover ainda mais o estrondoso sucesso que fez o V FESTIVAL DO ABACAXI resgatado pela atual Prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino e seu vice Chico Batista. 

Fonte : Blog Tarauacá Notícias 

Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá

ALAN RICK GARANTE RECURSOS PARA ATENDER ESCOLAS ATINGIDAS POR ALAGAÇÃO EM TARAUACÁ


O Deputado Federal Alan Rick (DEM) garantiu nesta terça-feira, 10, o desbloqueio junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de recursos emergenciais para reforma da Escola Maria Donizete Mota, da Creche/Pré-Escola Copacabana e da Escola Infantil Corcovado, em Tarauacá. Os recursos são da ordem de R$ 3.801.382,13.

“Tarauacá vem sofrendo os impactos de sucessivas alagações ao longo dos últimos anos. Na derradeira enchente, em março deste ano, vários bairros da cidade ficaram comprometidos. Neles, estavam algumas escolas, que passaram a precisar de reformas emergenciais, já que vinham de danos de enchentes anteriores. Para este fim, pleiteei recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Tivemos, ontem, a feliz notícia de que estes recursos foram liberados após nossa intervenção”, disse o Deputado.

Com isso, a Escola Maria Donizete Mota, a Creche/Pré-Escola Copacabana e a Escola Infantil Corcovado já poderão começar as obras para voltar a atender seus alunos de forma adequada. “Agradeço imensamente ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, e ao amigo Maurício Carvalho, que têm nos prestado grande apoio na defesa dos interesses do povo do Acre”, disse Alan Rick.


Deputado Federal Alan Rick/Foto: Ascom

A prefeita Marilete Vitorino (PSD) fez questão de agradecer ao deputado Alan Rick pelo apoio no desbloqueio dos recursos. “Sem dúvidas esse desbloqueio chega em boa hora, uma vez que se tratam de recursos para a área de educação, incluindo a recuperação de uma creche de um importante bairro da nossa cidade, além de garantir as obras da escola Donizete, iniciada na gestão anterior sem que os recursos tivessem sido liberados, o que estava nos gerando problemas na gestão. Estamos muito agradecidos ao Deputado Alan Rick por ter nos ajudado junto ao MEC e ao FNDE para que os recursos possam finalmente chegar ao município e beneficiar nossos alunos”, disse.

Fonte : http://contilnetnoticias.com.br/

Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá