outubro 26, 2017

A coordenação municipal de ensino envia suporte as comunidades rurais

 O gerente do ensino rural de Tarauacá o professor Orlando Bezerra está enviando juntamente com os supervisores rurais, materiais didáticos e merenda escolar para atender as comunidades e que os alunos possam terminar o ano letivo de 2017 com tranquilidade.

Segundo o Orlando a luta é constante a bem da educação e estamos fazendo de tudo para que o ano letivo seja bem proveitoso. E que os alunos receba um ensino de qualidade.
 

Secretário de educação se reuni com a equipe técnica do PAR




O secretário de educação Rosenir Arcenio se reuniu na tarde desta quinta-feira (26) no auditório da SEME com a equipe técnica do PAR (Plano de Ação Articulação) programa do governo federal para discutir algumas ações que deve ser priorizado para 2018 a 2019. Este programa permite fazer compras de veiculo escolar e construção de escolas e etc. Para que isso aconteça é preciso está cadastro no PAR.

Este programa permite através de projetos realizar várias compras para atender as necessidades da educação como um todos.

Após a elaboração do projeto, o MEC identifica as necessidades pelas demandas apresentadas no PAR. A assistência técnica e/ou financeira dar-se-á após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e/ou Termo de Compromisso, nesse último caso, feita por meio eletrônico. Por conseguinte, o atendimento às ações do Termo de Compromisso será efetivado após a validação eletrônica do referido documento no SIMEC.
Quando o município é mobilizado para validação de um termo de compromisso, o(a) prefeito(a) municipal deve acessar o módulo PAR do SIMEC (http://simec.mec.gov.br/) com o seu login (que sempre é o CPF do usuário) e senha.
 O secretário de educação Rosenir e sua equipe não medem esforços, sempre buscando fazer o melhor para educação municipal de Tarauacá e com o apoio da prefeita Marilete Vitorino, as coisas vão melhorar a cada dia. Afirmou o secretário. 

PREFEITURA DE TARAUACÁ LUTA PELA AQUISIÇÃO DE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA INFANTIL NO CORCOVADO


A prefeitura de Tarauacá está tomando todas as providências necessárias em relação à aquisição do terreno para iniciar a obra de construção de uma Unidade de Ensino Infantil no bairro do Corcovado. 

A obra já teria sido iniciada se a gestão anterior tivesse cumprido um acordo celebrado em 2016, entre prefeitura e o proprietário da área. 
As informações apresentadas por um parlamentar do município, não condiz com a verdade e não apresentam respaldo técnico porque se trata de um posicionamento feito sem consulta a nenhuma esfera da administração, sejam o Gabinete, a Secretaria de Educação ou Planejamento.
De fato, trata-se de uma obra pactuada em terreno que não pertence ao município de Tarauacá, porém, essa situação de titularidade e domínio está sendo tratada para que a área passe a ser de domínio do município e, assim podendo a prefeitura dar ordem de serviço para o início da obra.
Vale ressaltar que todos os projetos do FNDE têm uma sequência de ações dentro do citado Órgão e, neste caso, o Sistema de Monitoramento do Ministério da Educação – SIMEC, somente liberou a execução desta obra no mês de Outubro de 2017, mas se torna inviável por conta da situação não resolvida na gestão passada sobre o terreno.
O valor total da obra é de um montante de 1.365.308,86 (um milhão trezentos sessenta e cinco mil trezentos e oito reais e trinta seis centavos). Os recursos não são liberados em uma só vez, mas em várias parcelas, de acordo com andamento da obra.

Segundo o Secretário de Planejamento Cícero Sampaio, " uns dos maiores desafios da administração será em relação as terras do bairro Corcovado, pois pertence ao Estado e precisamos que ela esteja no nome do município e já estamos correndo contra o tempo para resolver esta situação", disse o Secretário. 
“Se Deus quiser nós vamos construir está escola e já estamos empenhados para resolver essa questão da aquisição do terreno e não vamos perder tempo, uma vez que o FNDE já sinalizou a liberação da primeira parcela dos recursos para da início a construção da escola” assegura o Prefeito em Exercício Chico Batista.

Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá 

ESCOLA PEDRO FERREIRA DE SOUZA É INCENDIADA PELA SEGUNDA VEZ NO MONTE BELO EM TARAUACÁ


Escola que  foi incendiada 
Mais uma vez a Escola Pedro Ferreira de Souza, localizada na Comunidade Monte Belo – Rio Muru é alvo de ataques criminosos. No último dia 19 do corrente mês, meliantes atearam fogo pela segunda vez na mesma unidade de ensino.

O imóvel que teve perca total era uma residência doada por um morador da referida localidade que se comoveu quando em uma mesma situação anterior, outra escola havia sido incendiada e os alunos teriam ficado sem um local de estudo.

Diante dos fatos, a Secretaria Municipal de Educação registrou Boletim de Ocorrência nas duas situações, da escola incendiada no mês de Abril 2017 e neste último crime, em outubro do mesmo ano, porém até o momento as autoridades competentes pela investigação, não informaram os possíveis autores do crime, até mesmo para que o município tome providências de ressarcimento ao patrimônio  público.

O Boletim de Ocorrência da Unidade Escolar incendiada em Abril foi registrado no dia seguinte 02/04 na Delegacia de Polícia de Tarauacá. 

O segundo crime de incêndio na mesma escola ocorrido no último dia 19/10 foi registrado na Delegacia de Polícia de Tarauacá, no dia 21 de Outubro do corrente ano.

O saldo negativo nessas circunstâncias culminou com um total de 32 alunos fora de sala de aula faltando pouco para finalizar o ano letivo. A próxima unidade escolar que poderia atender essas crianças se torna inviável diante da longa distância entre um local e outro.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Rosenir Arcênio, para que os alunos não sejam prejudicados, "vamos encaminhar uma equipe de profissionais para a zona rural e fazer uma aula diferenciada e aplicar alguns trabalhos para avaliação final" , disse. 

Ainda de acordo com secretário Rosenir, o início a construção unidade escolar, no momento, é impossível diante do curto espaço de tempo que temos para concluir o ano letivo.
Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá