sexta-feira, 9 de março de 2018

TARAUACÁ: 15 DE JUNHO REALIZA FORMAÇÃO ESCOLAR DE 2018

A Escola 15 de Junho inicia a primeira formação escolar de 2018, juntamente com sua equipe pedagógica. Com o início do ano letivo, os gestores escolares devem reunir as suas equipes para construírem juntos uma formação escolar eficiente. Neste momento, o grande desafio é determinar quais são as ações necessárias para obter sucesso na escola.

Diante desse contexto, é importante considerar que a formação é necessária no meio escolar, ou seja, que visa a colaboração entre pais, alunos, professores, coordenadores e gestores. Assim, essa formação foca no bom desempenho acadêmico do professor para tenhamos o retorno através do ensino-aprendizado aluno.

Sabendo que a formação escolar pode ser um grande desafio para quem está à frente de uma unidade de ensino, decidimos mostrar como novas estratégias podem fazer a diferença durante a realização de um planejamento, trazendo resultados positivos para a instituição de ensino.

Em primeiro lugar, a formação serve para questionar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele é um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão e didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações", diz Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR.

Em poucas palavras, o planejamento significa conhecer a realidade e as necessidades da comunidade escolar, estabelecer metas e objetivos, destinar recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas. Assim, é possível antecipar problemas e antever ações para contribuir com o desenvolvimento educacional dos estudantes.









Nenhum comentário: