abril 18, 2018

TARAUACÁ: COMUNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO COMEMORAÇÃO 32 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO


Em comemoração aos 32 anos de sua fundação, a Comunidade Escolar José Augusto de Araújo realizou no último sábado, 07, atividades em alusão ao seu aniversário, (que completou 32 anos no dia 08 de abril). Nas atividades comemorativas se fez presente alguns pais, alunos, funcionários, professores, além de toda a equipe gestora que com muita alegria e descontração realizaram diversas atividades envolvendo a comunidade escolar José Augusto de Araújo.

CONHEÇA UM POUCO A HISTÓRIA DA ESCOLA
A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Profº. “José Augusto de Araújo” primeira escola municipal construída na Zona Urbana de Tarauacá, iniciou suas atividades para atender a demanda de alunos que trabalhavam durante o dia e só poderiam frequentar a escola à noite. Ainda sem prédio próprio a escola foi criada pelo decreto municipal nº 22 de 08 de abril de 1986, sendo inaugurada em 21 de fevereiro de 1988, pelo então prefeito Sr. Odilon Vitorino de Siqueira, atendendo 168 alunos de 5ª a 8ª série na Escola Plácido de Castro. Dois anos depois, já com local definido na Av. Antonio Frota, 689, atual endereço, recebeu a denominação de escola de 1ª grau Prof. “José Augusto de Araújo”, tendo como primeira diretora a Sra. Áurea Accioly Dourado.
O nome da escola foi escolhido em homenagem ao 1º governador constitucional do Estado do Acre, “José Augusto de Araújo” nasceu na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, no dia 03 de junho de 1930. Filho de Raimundo Augusto de Araújo e Nair Correa de Araújo cursou o primário no colégio Barão do Rio Branco iniciando o ginásio no colégio Acreano, terminando no colégio Paz de Andrade em Belém do Pará, formou-se em Estudos Sociais na área de Geografia e História na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Chegou a exercer a profissão de professor. Em 1958, foi suplente de deputado federal, assumindo a cadeira por três meses. Foi o primeiro governador constitucional do Estado do Acre eleito em 1962 tomando posse em 15 de março de 1963, sendo deposto pelas forças armadas em 08 de maio de 1964, foi cassado seu mandato político e sempre perseguido pelo sistema revolucionário daquela época, vindo a falecer por motivos de repressões em 03 de abril de 1972 no hospital do Rio de Janeiro, teve seu corpo sepultado no cemitério São João Batista.
Fonte: facebok do aderlandio

Nenhum comentário: