Situação problema
Promover ações
de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as
pessoas com deficiência. A trajetória escolar não pode ser comparada a um rio
perigoso e ameaçador, em cujas águas os alunos podem afundar. O sistema
Educacional de ensino torna esse percurso fácil para ser vencido?
Justificativa
Sabemos que a inclusão é uma inovação,
cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos
mais diferentes segmentos educacionais e sociais. Nesse intuito é que a
coordenação de ensino especial desenvolvera
nesta semana o Projeto “Tenha coragem de ser diferente” com a finalidade de
conscientizar, os alunos e professores de como devemos lidar e conviver de
maneira sadia com as pessoas deficientes que fazem parte de nosso convívio
escolar.
ATIVIDADES ENVOLVENDO
ALUNOS DO ENSINO INFANTIL/ENSINO FUNDAMENTAL I
ENSINO INFANTIL:
Pintura de desenhos sobre Deficiência Intelectual e Múltipla.
1º Ano: Pintura
do desenho sobre Síndrome de Down.
2º e 3º Ano:
Desenhos e frases sobre Inclusão Escolar.
4º Ano: Confecção
de materiais adaptados ( como jogos) para trabalhar com os alunos com
deficiência.
5º Ano: Pesquisa
sobre o que é Inclusão Escolar, slides e desenhos.
ANOS SERIE INICIAL:
LAZER E PIQUENIQUE.
BRINCADEIRAS DIVERSAS






O evento contou com a com a presença do secretário Municipal de Educação Orlando Bezerra, da coordenadora de ensino Eucilardes Mesquita e a coordenadora do ensino infantil Ana Paula Maia, diretores e professores da rede municipal de ensino.
Idealizado pelo coordenador da rede municipal do Programa AEE (Atendimento Educacional Especializado) Professor Aurimar Marques juntamente com todos os professores da AEE, o Projeto tem o intuito de despertar a curiosidade, a imaginação e a fantasia das crianças.
Cada classe estava acompanhada de seu professor e
cuidador como é de praxe. As escolas que participaram foram:
01. Escola Valdina
Torquato do Nascimento,
02. Escola Professor José Augusto de
Araújo,
03. Escola Adelmar de
Oliveira,
04. Escola Almirante
Barroso,
05. Escola Donizete Mota,
06. Escola 15 de Junho II,
07. Escola Rilza Maria Daniel do Nascimento,
08. Escola Professora Aucilene Calixto Alves.
"De acordo com o
Secretário Orlando Bezerra, este projeto tem como objetivo fazer a interação
entre as unidades do ensino municipal e mostrar para todas as crianças que
somos todos iguais e que não há ninguém diferentes uma da outra", frisou o
Secretário.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
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