fevereiro 20, 2019

CAE DE TARAUACÁ REALIZA REUNIÃO: 20/03

CAE TARAUACÁ: 

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REALIZA REUNIÃO PARA AVALIAR PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Conselho de Alimentação Escolar de Tarauacá (CAE), realizou na manhã desta quarta-feira dia 20 de Fevereiro, na sala de reuniões da SEME, uma reunião com o objetivo de expor as propostas de trabalho para o primeiro semestre de 2019, apresentar prestação de contas de 2018 pela coordenação da merenda escolar, substituir membros e averiguar documentos. 

A reunião contou com a presença da Secretário Municipal de Educação, Orlando Bezerra, os membros do Conselho do CAE Maria Sampaio, Ricardo Pinto, Cecília Paz, e demais membros que acompanha e orienta o processo de distribuição da alimentação escolar nas unidades escolares e da Coordenadora Nilzemar Torres
Durante a reunião foram apresentadas a documentação da compra da merenda, onde os conselheiros discutiram e analisaram as planilhas e aprovaram a qualidade dos mesmos.

O Secretário Municipal de Educação, Orlando Bezerra agradeceu o trabalho realizado pelos membros e reforçou para que eles continuem visitando e acompanhando nas escolas o trabalho que é realizado pelo município na alimentação escolar. "Cada um de voces, tem a responsabilidade de averiguar e trabalhar para que cada uma das escola recebam a melhor qualidade da merenda. Já sanamos vários problemas e precisamos que todos realizem visitas constantes ás escolas e no setor da merenda de Tarauacá". 

Além disso, durante o encontro a coordenadora Nilzemar Torres, explicou como ocorre a compra dos alimentos para a merenda escolar e sua quantidade, a distribuição e a organização dos cardápios. 

O Presidente do CAE Flávio Santos (Kbym), elogiou a participação ativa do Conselho durante a reunião e cobrou empenho da SEME na disponibilização dos acessos para que seja alcançados os objetivos previstos. “Não é possível que façamos um bom trabalho, se todos não se ajudarem. Precisamos de apoio nos trabalhos e disponibilização de meios para que possamos trabalhar dentro do conselho e fora dele”, afirmou.

Por: Copyright© 2019 @Kbym

MATRÍCULA PARA 2019: ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – (1º ao 5º ANO)

EDITAL DE MATRÍCULA - 2019

MATRÍCULA PARA 2019: ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – (1º ao 5º ANO)

O gestor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental ADELMAR DE OLIVEIRA, Raimundo Nonato da Silva Damasceno, usando das atribuições que lhes são conferidas por lei, torna público, para conhecimento dos interessados que temos vagas do Ensino Infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

1. DAS VAGAS
1.1- O processo de matrícula e rematrícula destinam-se, ao preenchimento das vagas oferecidas neste estabelecimento de Ensino, segundo tabela abaixo:

TURMAS Nº DE VAGAS Nº DE TURMAS TURNO
1º Período 12 01 Tarde
2º Período 18 01 Manhã
1º Ano 48 03 Manhã / Tarde
2º Ano 48 03 Manhã / Tarde
3º Ano 19 02 Manhã / Tarde
4º Ano 18 02 Manhã / Tarde
5º Ano 14 02 Manhã / Tarde
Total 177 14 Manhã / Tarde

2. DO PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS:
2.1 – Horário de Atendimento: das 7:30h às 11:00h e das 13:30 às 17:00h.
Os interessados deverão apresentar-se na escola portando os seguintes documentos:
a) Registro de nascimento da criança (Xerox);
b) Comprovante de residência e/ou equivalente atualizado;
c) Transferência Escolar (apenas para alunos oriundos de outros estabelecimentos);
d) Cartão do SUS (Xérox);
e) Trazer 01 fotografia (3x4);
f) Contato telefônico do responsável legal;
g) Cópia da Carteira de Vacina (somente para alunos da Educação Infantil);

2.2 - Os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da matrícula e atualizar sempre que necessário, as informações essenciais do aluno, como problemas de saúde, medicações, restrições, algum tipo de remédio continuo e telefones de contato/emergência.
2.3 - Os casos omissos e situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Direção da escola.
3.3 - O Pai ou Responsável deverá assinar no ato da matricula um termo de compromisso no caso de alunos indisciplinados.

Tarauacá-Acre, 18Tarauacá-Acre, 20 de Fevereiro de 2019.

Raimundo Nonato da Silva Damasceno
Gestor da Esc. Mun. de Ens. Inf. e Fund. Adelmar de Oliveira.
Rua Nilo Freire de Albuquerque, S/N. Bairro Avelino Leal.
Cel: 99964-7526

Tarauacá: Secretário de Educação recebe a Direção do Sinteac para discutir a Database

O secretário de Educação Orlando Bezerra recebeu na manhã desta quarta-feira 20, em seu gabinete a direção do SINTEAC, acompanhada da assessora jurídica para discutirem assuntos referente a database de 2019, e também estava presente o assessor jurídico da prefeitura o Dr. Robson.

A pautas principal desta reunião é a reformulação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

"O secretário Orlando Bezerra destacou alguns pontos que tinha como conversar e analisar, com a categoria, mas depois do inicio do ano letivo e que agora não tem como debater o PCCR devido o concurso público e outras demandas que a secretaria está enfrentando. mas que considerou que a conversa da reunião foi bastante positiva, e afirmou que irá discutir a pauta da reformulação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração com o sindicato, e também a situação do regime estatutário da categoria buscando uma solução para todos os problemas e que venha beneficiar todos os servidores da educação".afirmou o secretário.

O presidente do SINTEAC, Lauro Benigno perguntou ao secretário de educação Orlando o que ele já tinha em mão para apresentar para categoria; "Por que hoje as 4 horas da tarde vai acontecer uma assembleia no SINTEAC e a categoria quer uma solução para o problema, por isso, é que nós nos procuramos para saber do senhor Secretário ou da prefeitura se já prepararam alguma contra proposta para apresentar a categoria na reunião. Por que ficou acordado na última reunião do ano passado, que se este ano não tivesse nenhum avanço de proposta para a categoria o ano letivo não ia ser iniciado". Disse o presidente Lauro.

Por fim, o secretário Orlando Bezerra agradeceu a todos os participantes e considerou a reunião tranquila e disse "Eu estou pronto para ajudar na reformulação do PCCR, onde venha valorizar o servidor público de forma correta, onde todos saiam ganhando e vou sentar com o jurídico da prefeitura para nós analisarmos todos os pontos do antigo PCCR e depois sentar com o SINTEAC para tiramos um encaminhamento e em seguida repassar para a prefeita, possa tomar conhecimento  da proposta e que possa ser e analisada por ela ".Afirmou Orlando Bezerra.

assessoria

Agência Fluvial de Eirunepé realiza entrega de certificados aos novos aquaviários no município de Tarauacá

Novos aquaviários de Tarauacá

A Agência Fluvial de Eirunepé, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, realizaram na tarde desta terça-feira, 19, na câmara municipal de vereadores de Tarauacá a entrega das carteiras e certificados aos novos aquaviários do município de Tarauacá e estava presente no ato o representante da prefeitura o professor Fortunato.

Na ocasião, estavam presentes, o Agente Fluvial de Eirunepé, Capitão-tenente Marcos Antonio dos Santos, Suboficial Modesto e o Segundo Sargento Severo que agradeceram o apoio de todos e disseram que a Marinha do Brasil vem se esforçando para qualificar o maior número possível de aquaviários em Tarauacá, visando substituir a “cultura do risco” pela cultura da Segurança da Navegação nos rios de suas localidades. Também foi enfatizada a importância do efeito multiplicador, de maneira que os novos habilitados repassem em suas comunidades o conhecimento adquirido aos demais interessados.

Agora, os aquaviário estão habilitados para operar embarcações de forma legal. O ingresso na carreira é feito por meio de cursos de formação, que são realizados pelas Capitanias dos Portos. 

A Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC) é quem regulamenta a profissão, a fim de contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar. 

Aqui em Tarauacá foram habilitados setenta aquaviários, frutos da parceria entre Prefeitura, Estados e Empresários.

Esta parceira do Município de Tarauacá com a Marinha Brasileira do Amazonas é uma forma de interagir melhor entre vizinhos para que possamos formar os nossos profissionais em curso de qualificação como: capacitação, aulas práticas e teóricas e as noções básicas de navegação. 

A maioria dos aquaviários são todos donos de barcos e trabalham como prestadores de serviços nas comunidades rurais de Tarauacá transportando os alunos para as escolas.

Vale ressaltar que esta, sendo aplicada outra capacitação com aproximadamente trinta alunos ministrado pela Agência Fluvial de Eirunepé, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental na Escola José Augusto de Araujo que teve inicio na manhã desta terça-feira 19 e terminará na sexta-feira 22 de Fevereiro de 2019.


Assessoria

Tarauacá: Secretário de Educação Orlando Bezerra reúne os membros do FUNDEB

Foi realizada na tarde desta terça-feira (19), no auditório da SEME uma reunião com os membros do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que foi convocada pelo o Secretário de Educação Orlando Bezerra. Nesta reunião foi discutido o tema principal que é a prestação de conta do Conselho do FUNDEB que está atrasado e poder ser bloqueado todos os recursos da educação.

Ao iniciar a reunião o secretário de educação "disse que o objetivo desta reunião é para discutir a prestação de conta do conselho, por que estou muito preocupado com essa situação da prestação de conta, por que se não for realizado urgentemente os recursos da educação podem ser todos bloqueados imediatamente e já não temos mais quase tempo e que o presidente do Conselho Eurico Paz está viajando a bem de saúde da sua esposa, por isso, que convoquei todos os membros para que juntos possamos tomar um rumo imediato". Afirmou Orlando Bezerra.

"Em seguida o coordenador técnico Jesuíno fez uma explanação para os membros do conselho sobre a situação que se encontra a prestação de conta do Conselho do FUNDEB que está atrasada e o motivo não se saber, o por que o presidente não acessou o site e por isso, não foi realizado a prestação de conta e está bloqueada." Disse o técnico Jesuíno.

Um membro do Conselho Francisco Rodrigues de Oliveira explicou também para os presentes e afirmou que: "a situação que se encontra neste momento, se a prestação de conta não for feita os recursos, as licitações, repasse das construções das escolas podem serem bloqueados e nós vamos perder muito dinheiro" Afirmou o Francisco conselheiro.

Encaminhamento;

Depois de muito debate, entraram em contato com o presidente do Conselho Eurico Paz por telefone, onde foi explicado o motivo que levou a convocação desta reunião de emergência por o motivo era de grande gravidade e o mesmo conversou com a vice-presidente Camila Figueiredo e chegaram uma conclusão que a vice presidente estava autorizada a fazer a prestação de conta do Conselho do FUNDEB, para que a educação não sofra danos que viessem causar prejuízo de bloqueio dos recursos do nosso município de Tarauacá.

A próxima reunião ainda sem data marcada, mas terá o objetivo de analisar e aprovar os próximos investimentos para 2019.


Assessoria