maio 23, 2019

PREFEITURA DE TARAUACÁ RECEBE KITS ESCOLAR PARA OS AGENTES FORMADORES DO PROGRAMA ASAS DA FLORESTANIA


A prefeitura de Tarauacá por meio da secretaria municipal de educação recebeu na manhã desta quinta-feira 23, 70 kits, para os agentes formadores de educação do Programa Asas da Florestania Infantil (Asinha). Os kits são destinados para as escolas de difícil acesso.

Estes kits pedagógicos vai atender todas as demandas das 70 turmas de alunos de 4 a 5 anos de idades nas áreas rurais de difícil acesso do município.

O programa é realizado por meio de parcerias entre o governo federal e a prefeitura de Tarauacá. Os kits contêm mochilas, lápis, cadernos, jogos educativos e outros acessórios pedagógicos.

Vale ressaltar que antes o Programa do Asinha funcionava com 35 turmas e hoje, essa quantidade chegou a 70 turmas do programa Asinha rural.

“O governo municipal trabalha para garantir, que todas as crianças que moram em local de difícil acesso tenham direito à educação”, disse a coordenadora do programa Maria da Cruz.

A riqueza da diversidade brasileira vem acompanhada de grandes desafios educacionais. Os diferentes contextos sociais do país quem pode mudar através da educação.

“O objetivo do Programa Asas da Florestania infantil é oferecer para os alunos das comunidades rurais que moram em localidades de difícil acesso do município, uma educação de qualidade pelo os agentes formadores. E o encontro acontece duas vezes por semana na casa do aluno com duas horas e meia de duração e chegando atender dois alunos por cada família” disse o secretário Orlando Bezerra.

A Prefeita Marilete Vitorino não mede esforço para que as nossas crianças da zona rural, que vivem em locais de difícil acesso não fiquem sem estudar. Esse é um compromisso de sua gestão.

TARAUACÁ: DIRETORA DE ENSINO E COORDENADORAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM RIO BRANCO

A diretora de ensino Eucilardes Mesquita juntamente com a coordenadora do ensino infantil Cleuna Rocha e a formadora Paulinha estão em Rio Branco realizando uma formação direcionada ao ensino infantil e fundamental.

Esta Formação é destinada aos Formadores dos Municípios, com foco no Currículo de Referência Único do Acre para a Educação Infantil, que está sendo realizada pela Secretária Municipal de Educação de Rio Branco, em parceria com a Undime, no período de 22 a 24 de maio, abordando o texto introdutório do novo currículo da Educação Infantil, a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, os Direitos de Aprendizagem, os Campos de Experiência, bem como as 10 Competências Gerais.
  

Tarauacá: Lançamento do Censo Escolar 2019


O que é censo escolar:

             É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
ü  Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
ü  Educação especial – modalidade substitutiva;
ü  Educação de Jovens e Adultos (EJA);
ü  Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.

Finalidade:

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.
Além disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.
Periodicidade e Data de referência do Censo Escolar:
O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por meio de Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, instituída como o Dia Nacional do Censo Escolar, conforme a Portaria MEC nº 264/07. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.
Sistema de coleta – Educacenso:
Educacenso é um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar. Ele utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar.
O Educacenso possui funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas. Além disso, o sistema permite a disponibilização de relatórios com informações consolidadas da escola que possibilitam a verificação e análise dos dados declarados.
As escolas e redes de ensino (estaduais ou municipais) que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o Educacenso. Para mais informações, acesse nos menus Matrícula Inicial ou Situação do Aluno, o tópico Migração.
Responsabilidades e Deveres:
a) Ao Inep cabe definir e disponibilizar para os demais atores o cronograma anual de atividades, os instrumentos e os meios necessários à execução do Censo; estabelecer mecanismos de controle de qualidade da informação; organizar e enviar para publicação os resultados; além de avaliar e acompanhar todas as etapas do processo censitário, a fim de garantir o alcance de seus objetivos e o aperfeiçoamento constante;
b) Aos gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação cabe treinar os agentes que coordenarão o processo censitário nas respectivas escolas vinculadas; acompanhar e controlar toda a execução do processo censitário no seu território; zelar pelo cumprimento dos prazos e normas estabelecidas, bem como responsabilizar-se solidariamente pela veracidade dos dados declarados nos seus respectivos sistemas de ensino;
c) Aos diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino público e privado cabe responder ao Censo Escolar da Educação Básica, no Sistema Educacenso, responsabilizando-se pela veracidade das informações declaradas.
Com relação às responsabilidades das escolas relativas aos procedimentos de preenchimento do Censo Escolar, é importante enfatizar que os dados declarados pelas unidades escolares devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de freqüência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, dentre outros). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados.
Antonio Francivaldo Lopes do
Técnico do Censo Escolar - SEME