julho 08, 2019

Com cursos gratuitos, Projeto Rondon traz conhecimento e cidadania para Tarauacá; veja


Teve início nessa segunda-feira, 08, a fase precursora do Projeto Rondon, do Governo Federal, que este ano estará em municípios acreanos.

O projeto nasceu em julho de 1967 e leva professores e alunos universitários para as comunidades mais distantes e carentes do país, com foco na formação do jovem universitário como cidadão, no desenvolvimento sustentável para comunidades carentes e na difusão do conhecimento.

A primeira operação do Projeto Rondon aconteceu em 1967, sendo que o projeto foi criando efetivamente em 1968 e durou até 1989. Após longo esquecimento do projeto, que leva o nome do bandeirante do século XX, Marechal Cândido Rondon, este foi retomado em 2005.

Nesta segunda- feira, 08, foi lançado oficialmente no Cedup, com presença do Secretário Municipal de Educação, Orlando Bezerra, Secretário de Meio Ambiente, Rosenir Arcênio, Secretária de Administração, Emili Vale, Representante do Projeto Rondon, Cláudia Aguilar e os Vereadores Carlos Tadeu e Antônio Araújo.

Entre os dias 8 a 18 de julho de 2019, as ações do Projeto Rondon serão realizadas através da Operação “Vale do Acre”, que é uma iniciativa em visa somar esforços com as autoridades municipais, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável local.

O Projeto Rondon tem o apoio da Prefeitura de Tarauacá.

A Secretária Municipal de Administração Emili Figueiredo afirmou que ´a iniciativa tem o propósito de qualificar pessoas para o mercado de trabalho, oferecendo um curso preparatório e conhecimentos básicos e úteis para o exercício de uma atividade remunerada´, destacou a Secretária.

Os cursos oferecidos são:

• MARKETING PESSOAL E CURRÍCULO.

Oficina: COMO SE DESTACAR EM PROCESSOS SELETIVOS

• FORMAÇÃO CAMAREIRA

Oficina: COMO GARANTIR DINHEIRO PELO YOUTUBE

• PLANEJAMENTO MUNICIPAL

• FORMAÇÃO GARÇOM

• FORMAÇÃO DE SECRETÁRIOS

As inscrições são gratuitas. Os interessados podem se dirigir à Secretária de Administração, à partir do dia 11 de julho. De 8 às 12h e 14 às 17 h.

Os documentos necessários são:

•RG

•CPF
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

Secretário de Educação presta contas de seis meses para deputados e recebe elogios pelos números "impressionantes"

O secretário de Educação do Governo do Acre, Mauro Sérgio Cruz, convidou os deputados estaduais nesta quinta-feira, 5, para mostrar o que sua equipe conseguiu de positivo nos primeiros seis meses de gestão. Os números foram mostrados em panfletos impressos, por meio de imagens e através das falas de cada chefe de departamento, entre os quais o de planejamento, finanças, saúde e de ensino. O próprio Mauro usou a palavra para explicar investimentos e projetos audaciosos para o futuro. Ele também agradeceu o apoio vindo do Poder Legislativo, que considerou fundamental para o enfrentamento dos inúmeros desafios os quais a Educação impõe a seus gestores.
Nesses primeiros seis meses foram reformadas pelo menos 179 das 617 escolas estaduais; 20 novos ônibus escolares foram adquiridos; a merenda escolar ganhou um cardapio mais elaborado, reduzindo drasticamente o consumo da bolacha, tão reclamado pelos alunos em gestões anteriores; foram feitas mais de 480 ações de assistência escolar e saúde; 1,2 mil formaturas pelo CEL, entre outras ações. Os parlamentares presentes ficaram "impressionados" com os números, razão pela qual reafirmaram seus compromissos de continuar ajudando dentro do possível para que os indicativos melhores ainda mais. "É, sem dúvida, um dos melhores setores do governo, que já mostra muita melhora em relação ao passado recente", disse ao Blog do Evandro Cordeiro o deputado Antonio Pedro (Democratas).
Com tantos números favoráveis e os projetos novos já em andamento, entre eles mais escolares militares, inclusive do Exército Brasileiro, construção de escolas modelos e ensino fundamental com disciplinas técnicas na zona rural, com objetivo de despertar o interesse dos alunos para o agronegócio, um mantra do governador Gladson Cameli (Progressistas), a secretaria de Educação já figura como uma das pastas do governo que já decolou. "Temos que admitir que a Educação vai muito bem, obrigado", disse o deputado Nicolau Júnior (Progressistas), representando por seu assessor Márcio Pereira.

Escrito por Evandro Cordeiro