MrJazsohanisharma

Tarauacá: Com foco no IDEB, gestor Sérgio Brito lança projeto inovador de matemática nas escolas

 




PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA
Título: Matemática com Sentido e Significado – Rumo ao IDEB
Tema: Se Liga no IDEB
Autor: Prof. Sérgio Brito – Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC)
Público-alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Área de Conhecimento: Matemática
Período de Execução: Março a Novembro (ano letivo).


Responsável: Gestor e Professor Sérgio Brito

Apresentação

O professor e gestor escolar Sérgio Brito, atento aos desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e preocupado com os resultados projetados para o IDEB de 2025, idealizou e elaborou o presente projeto de apoio pedagógico, intitulado “Matemática com Sentido e Significado – Rumo ao IDEB”.

A iniciativa visa contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de ações pedagógicas planejadas, com foco no desenvolvimento de competências matemáticas essenciais, alinhadas às exigências da avaliação externa do IDEB.

Estrutura do Projeto “Se Liga no IDEB”

O projeto será estruturado com os seguintes componentes:

  1. Justificativa
    Fundamenta a necessidade do projeto com base em dados educacionais e no desempenho escolar atual dos alunos em Matemática.
  2. Objetivos
    • Geral:
      Promover a melhoria do desempenho dos alunos do 5º ano em Matemática, visando o aumento dos índices do IDEB.
    • Específicos:
      • Desenvolver habilidades matemáticas fundamentais.
      • Aplicar metodologias ativas para favorecer o aprendizado.
      • Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
      • Acompanhar o progresso individual dos estudantes.
  3. Metas
    Estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas relacionadas ao desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas.
  4. Estratégias e Ações
    Conjunto de atividades planejadas como oficinas, simulados, jogos pedagógicos, uso de materiais concretos, entre outras abordagens.
  5. Avaliação
    Processo contínuo e sistemático de monitoramento do progresso dos alunos e da efetividade das ações propostas.
  6. Recursos Necessários
    Lista dos materiais, equipamentos e apoios pedagógicos que serão utilizados na implementação do projeto.
  7. Cronograma
    Planejamento temporal das ações, a serem desenvolvidas de março a novembro do ano letivo.
  8. Referências
    Fundamentação teórica e bibliográfica que sustenta a elaboração e execução do projeto.

Considerações Finais

O projeto elaborado pelo professor Sérgio Brito representa uma proposta pedagógica concreta, fundamentada na prática docente e na vivência escolar. Sua implementação visa garantir que os alunos tenham acesso a um ensino de Matemática mais eficaz, contextualizado e significativo, contribuindo diretamente para o avanço nos indicadores educacionais e, sobretudo, para uma aprendizagem de qualidade.

Após aprovação e análise do projeto, todas as atividades previstas serão devidamente colocadas em prática junto aos alunos do 5º ano, com o comprometimento da gestão e do corpo docente em alcançar os objetivos propostos.

Fonte: Sergio Brito

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem