janeiro 25, 2020

TARAUACÁ: ASSESSORES PEDAGÓGICOS DO AEE PARTICIPAM DA FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Educação, os assessores pedagógicos da SEME Aurimar Marques e Jeane Pereira, do AEE, participaram nos dias 23 e 24 de Janeiro, na Escola Instituto São José da Formação de Educação Especial com apoio dos assessores da SEE, de Rio Branco, Feijó, Jordão e Tarauacá, , através da parceria entre os Núcleos de Educação Estadual, da SEME de Tarauacá com os demais municípios. 

De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (MEC/ em p). 

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta seus alunos e professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino. 

O objetivo desta formação do ensino especial é capacitar os coordenadores pedagógicos, para que eles possam repassar aos professores as orientações pedagógicas como deve ser trabalhado com o ensino especial nas escolas da rede municipal. 

“Queremos agradecer a SEME na pessoa do Secretário de Educação Orlando Bezerra e a prefeita Marilete Vitorino pelo o apoio que os coordenadores do AEE, vêm recebendo para trabalhar com os alunos de necessidades dentro das unidades de ensino na educação especiais”. Finalizaram os coordenadores da AEE.


Ministério da Educação abre cadastro para professores interessados em cursar licenciaturas


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), abre cadastro até o dia 31, para professores em exercício na rede pública que queiram cursar licenciatura na área em que atuam.

Os interessados devem cadastrar seus currículos na plataforma CAPES de educação básica, no endereço eletrônico https://eb.capes.gov.br/portal/ e preencher os formulários que pedem dados sobre sua formação, atuação profissional e o curso de seu interesse.

Essa medida pretende identificar aqueles professores que estão em exercício e que têm somente a formação de nível médio, mas que têm real interesse em se especializar. Os professores precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e esse processo lhes assegura a formação superior.

Para mais informações, os interessados podem procurar o Departamento de Formação e Assistência Educacional da Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), na Divisão de Ensino Superior, que funciona no Centro de Referência de Inovações Educacionais (CRIE), sito a rua Rui Barbosa, 325, Centro de Rio Branco, ou pelos telefones: 3223-6171 e (68) 99984-4340, falar com Rocilda.

Agência/Acre