março 16, 2018

PREFEITA MARILETE VITORINO REVOGA O DECRETO Nº 012/2012



Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação/Seme
Tarauacá-Acre

TARAUACÁ: ALUNOS DA ESCOLA ADELMAR DE OLIVEIRA FAZEM AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO "PROA"

Na Escola Adelmar de Oliveira tem 280 alunos, onde todos responderam as questões do Programa de Avaliação de Aprendizagem dos Alunos (PROA), nos dias 14 e 15 de março do ano em curso (quarta e quinta). A avaliação interna foi aplicada a todos os estudantes do 1º ao 5º ano.

O objetivo do diagnóstico é identificar o sabem dos alunos, se eles estão ou não aprendendo, onde a maioria deles têm dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. As questões variam de acordo com a idade e série.
A avaliação vai ocorrer em três fases: uma no início do ano letivo, outra no final do primeiro semestre e a terceira em dezembro. Os resultados direcionam ao planejamento e formação de professores e coordenadores pedagógicos.

Acompanhamento da Diagnose Inicial PROA -primeira fase 2018.
1° ano . Professora Vanusa:
2° ano "B" Professora Dulcineia;
2°ano "C". Professora Eneida;
3°ano "B" . Professora Francisca;
4°ano "B". Professora Socorro Lourenço;
5°ano "B". Professor Edson.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação/Seme
Tarauacá-Acre 

TARAUACÁ: ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO PASSAM POR AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PROA

Mais de seiscentos e cinqüenta alunos responderam as questões do Programa de Avaliação de Aprendizagem dos Alunos (PROA), nos dias 15 e 16 de março do ano em curso (quinta e sexta). A avaliação interna foi aplicada a todos os estudantes do 1º ao 5º ano.
O objetivo é diagnóstico. A avaliação busca identificar o que sabem os alunos, o que não estão aprendendo, quais as maiores dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. As questões variam de acordo com a idade e série.
A avaliação acontece em três fases: uma no início do ano letivo, outra no final do primeiro semestre e a terceira em dezembro, ao final do ano letivo. Os resultados direcionam planejamento e formação de professores e coordenadores pedagógicos.

 

QUANDO E ONDE SURGIU O PROGRAMA NO ACRE?
A implantação do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PROA) começou em 2006 em Rio Branco, o programa foi apresentado como desencadeador e norteador do Programa de Formação Continuada. Não por acaso, o nome PROA que, assim como a proa de uma embarcação, sugere o que aponta a direção a ser seguida, que seria o ponto de partida que direcionaria todo o trabalho de formação dos professores.
Inicialmente, o foco da avaliação foi à escrita, uma vez que o objetivo estratégico da formação era garantir o direito à alfabetização para todas as crianças. Até o ano de 2009 eram avaliados alunos do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, a partir de 2014 o PROA foi estendido a todos os alunos do Ensino Fundamental.
 ASSESSORIA DA SEME
FOTOS E TEXTO: ADERLANDIO

TARAUACÁ: FORMADORA FAZ ACOMPANHAMENTO DA APLICAÇÃO DO PROA EM ESCOLA

A formadora do PROA Socorro Góes fazendo o acompanhamento da aplicação do PROA na Escola Prof. José Augusto de Araújo!!!
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação/Seme
Tarauacá-Acre